No que acreditamos

Nossa linha de seleção

 

Acreditamos que a seleção deve ser baseada na sustentabilidade e viabilidade econômica a longo prazo. São necessárias décadas, dia após dia, em um processo lento e gradual praticamente sacerdotal, de preservação e melhoramento, a despeito de circunstâncias mercadológicas que podem colocar a perder em uma única geração os ganhos genéticos duramente conquistados durante séculos. Sem se apropriar dos traços culturais e religiosos da criação indiana, preservamos um banco genético indispensável à segurança alimentar tropical, uma dádiva divina à humanidade.

Nossa linha de seleção é pautada, como significa o nome Indayá (pura beleza, em sânscrito), na caracterização racial extrema das matrizes Gir, na rusticidade do verdadeiro zebu, que se traduz em saúde e longevidade, no conforto animal em condições naturais, no temperamento, em vacas de ótima estrutura corporal, boas mães, capazes de fazer ótimos animais Girolando, com ganhos máximos em heterose.

Acreditamos em um conceito de animal ótimo, bem distante da busca desenfreada e vaidosa pelo indivíduo “máximo”, o recordista, que cada vez mais distancia os rebanhos da eficiência e da verdadeira zootecnia.

Criamos nossos animais totalmente a campo, inseridos na realidade do mundo tropical de pastejo, sustentáveis ecológica e economicamente, com baixo custo de manutenção e perfeita interação com o meio ambiente.

Vacas naturalmente eficientes, que parem sem necessitar de tratamentos ou ambientes artificialmente modificados e de alto custo, como é próprio do zebu ideal.

Vacas que viabilizam a pecuária em quaisquer condições de exploração, não buscando recordes em sistemas antieconômicos, mas produzindo muito bem por menos, ou seja, vacas rentáveis para quem busca resultados reais.

Vacas que são capazes de ter ótimo desempenho, seja no cerrado, no sertão nordestino, na umidade amazônica ou no pantanal.

É nisso que acreditamos.

Veja abaixo a versatilidade do Gir, uma raça única, capaz de produzir animais de excelência em leite e carne para o mundo tropical, aqui expressos pelo Girolando e pelo Brahman vermelho, que tem Gir em sua formação.

ZznWeb-1443.jpg
(17).jpg